Você é lucrativo?

Quando se pergunta deste assunto, qual seu sentimento: positivo ou negativo? Se negativo, por quê? Por você ainda não ter os números, por não saber como fazer, porque já sabe que não é lucrativo, ou porque odeia este assunto? Este artigo não é para você que odeia lidar com números ou que acha aviltante pensar sua clínica como um negócio frio.

Se você gostaria de ter maior lucro, e por conseguinte mais dinheiro para crescer sua empresa, contratar mais, adquirir mais equipamentos, fazer cursos novos, reflita a razão de você ainda não ter a resposta. Quando você vai começar a se dar uma tarde pelo menos na semana para “apenas” mexer com seus números de receita e gastos? “Quem trabalha demais não tem tempo para ganhar dinheiro.” Pode parecer “clichê”, mas é a pura realidade. Ser profissional não significa apenas diagnosticar e tratar, mas também lidar com seu financeiro. Ter clínica não necessariamente significa ter empresa. Em qual fase você está? Para saber seu lucro, anote todas as entradas e saídas, e que seja no papel. Veja se sobra dinheiro no fim do dia, da semana, do mês. Não misture dinheiro da empresa com a sua vida pessoal. Nunca, jamais. O ideal para quem é negligente ou desorganizado com finanças, é se colocar um pró-labore, um “salário” fixo a si, com o qual você vive fora da clínica ou pet shop. E evite fazer novas retiradas. Enxergue que se você gastar seu pró-labore antes do fim do mês: ou ele é baixo ou seus gastos são demasiadamente altos. Esta segunda hipótese costuma ser a mais frequente.

Nos EUA o lucro médio da clínica gira em torno de 12% a 18%, o que provavelmente é similar no Brasil, pois não há pesquisas globais que apontem estas estatísticas. Para seu bem, comece a anotar tudo e refletir sobre lucro e o principal, se ele vem permitindo uma vida satisfatória a você, sua família e equipe. A decisão é sua!

Marco Antonio Gioso
FMVZ-USP

Deixe um comentário