Indicadores para uma boa venda

Venda de sua empresa. No setor pet, este preço gira entre 2 a 10 vezes o faturamento mensal bruto ou lucro operacional. Muitos são estes fatores, como tradição de marca, localização, equipamentos e números.

Estes últimos são essenciais já que revelam o dia-a-dia da empresa, para que ele seja financeiramente saudável, três fatores são considerados:
1- Número alto de clientes, o que gera faturamento alto.
2- Fluxo de Caixa Positivo (existe dinheiro líquido a qualquer momento).
3- Lucro positivo.

Os números não mentem, porém quem definiu os números pode ter mentido ou se enganado!

No item lucro, deve-se esmiuçar os gastos, já que neles podem estar custos que não pertencem ao “core business”, ou núcleo do negócio. Exemplos de custos que não deveriam estar incluídos:
– Aluguel de casa de família;
– Carro da família (mesmo que seja usado também para a empresa);
– Condomínio ou clube;
– Escola das crianças;
– Salário da esposa ou marido, que não trabalham na clínica;
– Supermercado (juntam-se as compras da família com as da empresa);
– Reforma de casa da família;
– Viajem do filho de férias;

E já deu pra entender.

Entende-se a razão: paga-se menos impostos. Todos estes valores são falsos e vão diminuir o preço de venda ideal e que todos estes valores sejam cobrados como “pró-labore”, isto é, uma quantia que os sócios retiram para suas vidas particulares, cujos valores deveriam girar entre 0,5% a 1,5% do faturamento bruto anual, retirado por mês. Supondo que a empresa fatura 1 milhão por ano, o sócio, sendo único, poderia retirar para sua vida particular, entre 5 mil a 15 mil por mês. Se seu padrão de vida está acima disto, você tem duas alternativas:
1- Aumentar o faturamento (aumentar o número de clientes, aumentar ticket médio, gastar menos);
2- Diminuir seu padrão de vida;

Grandes conglomerados, que expandem seus negócios por aquisição de outras empresas, ao que se dá o nome de crescimento inorgânico, buscam por empresas saudáveis financeiramente, pelas quais pagam quantias mais elevadas.

Prepare-se para o futuro, reveja seus números, conserte-os o quanto antes e comece a criar um futuro mais tranquilo para sua clínica. Ela, seus colaboradores, família e clientes, dependem de você e destes números.

Marco Antonio Gioso
FMVZ-USP

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