Chegar atrasado nas empresas?

Seja sincero, você costuma chegar frequentemente atrasado nos seus compromissos sociais, familiares e da empresa? Existem pessoas que simplesmente não conseguem. Elas chagam atrasadas em situações que eram importantíssimas a elas mesmas, foi ela que marcou, e ela mesma atrasou, e dependia daquele encontro. Elas são contumazes. Elas ainda não preceberam entre outras coisas que não sabem controlar o tempo, suas prioridades, não sabem dizer “não” ou são irresponsáveis mesmo, sem respeito pelos outros. E muitas resolvem assim a coisa: “ah, eu sou assim mesmo, fazer o que, né”? Isto é o cúmulo da arrogância. Sim, quem diz que é assim mesmo, e pronto, mostra seu lado prepotente de maneira bem clara. Se acha acima dos outros.

O mesmo se aplica a quem chega atrasado. Chegar atrasado significa ser muito mal educado, e mais ainda, ser desleixado, e pior, significa desprezo pelos colegas de trabalho e diretoria. Quem atrasa ou falta desrespeita e comete séria injustiça com seus colegas, e mais ainda aqueles que nunca o fazem. É o oposto da meritocracia, isto é, quem produz mais, ganha mais! É justo o colega ainda ter que fazer o seu serviço porque você simplesmente não veio, ou atrasou 15 minutos? Sim, 5 minutos é bastante atraso, pois colaborador responsável chega 15 minutos antes do horário de seu turno, pois precisa ir ao banheiro, se concentrar, tomar um café, e preparar o ambiente para atender. Sabe aquele colaborador que nunca falta e sempre chega antes do horário? Aquele que você diz que é puxa-saco? Pois é, saiba que ele é responsável, ele tem interesse pelas pessoas, ele entende que outros dependem dele, que a empresa e clientes dependem de sua presença, ela sabe que os colegas ficariam sobrecarregados pelo atraso ou falta dele. Ele pode ser um colaborador de primeira classe, classe A. Enquanto aquele que atrasa, falta, inventa sempre desculpas, nunca vai desenvolver-se, continuará estagnado na carreira, fará a mesma coisa sempre, e dificilmente irá ter uma carreia satisfatória, pois ele não liga para os outros. Ele viverá pulando de empresa em empresa. Ele é arrogante, sem saber que é. Ele é desrespeitoso. No fundo ele ainda acha que você, que não falta, é trouxa! Aliás Benjamin Franklin dizia: “pessoas que sempre dão desculpas para tudo, raramente são boas em qualquer coisa”.

Você pode mudar, desde que queira. Isto leva meses, anos. A meu ver, só se consegue mudar de vida quando se começa a vivenciar, praticar, diariamente, uma virtude essencial ao homem moderno: humildade. “Humus” = terra. Logo, ser humilde é ter o pé na terra, é saber seus compromissos, seu papel, é saber que nada somos, que dela viemos, e para ela voltaremos. Logo, ser humilde é viver de verdade, respeitando os colegas de trabalho, a empresa em que se trabalha. Lembre, é na hora do aperto, da bronca, do estresse, da crise que se sabe o verdadeiro caráter da pessoa. É nesta hora que se sabe quem é humilde ou arrogante. Ou você vai continuar dizendo: sou assim mesmo e quem gosta de mim tem que aceitar a minha maneira de ser? A decisão é sua.

Marco Antonio Gioso
FMVZ-USP

Deixe um comentário